sexta-feira, 4 de maio de 2012

Gratidão

Se a vida é feita de pequenas porções de felicidade, essa é uma big size com sobremesa. (com fotos)


Gratidão



Os leitores amigos já sabem que procuro dedicar minhas sextas-feiras a programas mais lúdicos e menos estressantes, como escrever crônicas a quem se interessar em lê-las. Pois bem. A dessa feita é muito especial. Não que as anteriores e as vindouras não sejam, mas sempre temos um xodó. Uma predileção. No ano de 2010 escrevi, com a colaboração de minha esposa, meu segundo livro intitulado “Viagem divertida pela Biodiversidade”. Esse livro foi um projeto especial da Orientação Pedagógica do colégio onde meus filhos estudam. A dificuldade de se encontrar publicações no mercado com o enfoque nas bases da educação logosófica, culminou em um projeto interessante onde os pais escreveriam os livros didáticos de seus filhos. O tema escolhido foi a biodiversidade e os personagens seriam a nossa própria família. Papai, mamãe e filhos fariam uma viagem desvendando as fito fisionomias do Brasil. Nada mais interessante e atual. Convidamos o talentoso Willian Fernando para as ilustrações e sob a batuta do competente Wesley Cesar, publicamos o que seria um simples livro didático restrito à turma de Helena, minha filha mais velha. No mesmo ano fizemos a entrega dos exemplares e as crianças cumpriram seu ano letivo utilizando os ensinamentos para enriquecer suas mentes em formação. Um presente para nós, autores e pais, que pudemos contribuir com a educação escolar de nossa filha e de seus colegas. Uma sensação de gratidão ímpar. Guardei alguns exemplares para distribuir entre os amigos e o projeto findou-se ai. Engano. A palavra lançada nunca volta vazia.

Hoje, pela manha e a tarde, voltamos a viver a mesma experiência. Fomos convidados a entregar os livros para mais duas turmas do colégio. A professora titular dessas turmas era, na ocasião do primeiro projeto, professora assistente, e tocada com a sensibilidade do livro resolveu efetuar-nos o mesmo convite. Prontamente aceitamos. Emoção revivida ao ver o brilho nos olhos das crianças folhando o livro. Cada página passada era uma expressão diferente nos rostinhos infantis e um sorriso nos lábios dos autores que observavam as manifestações. Num emaranhado de pensamentos em formação os pequenos seres se atropelavam para fazer perguntas e expressarem, de alguma forma, que haviam gostado do presente recebido. Mal sabiam eles que nós, os autores, éramos os maiores presenteados por termos contribuído, minimamente, com a formação daquelas pequenas mentes. Depois de sorrisos, abraços e felicitações, recitaram uma quadrinha em nossa homenagem e partimos para o lanche. A alegria que haviam sentido se expandiu em brincadeiras e muita fome. Comum no mundo das crianças. Eu quase não comi. A sensação de gratidão já havia me alimentado.

Penso que se morresse hoje, partiria satisfeito. Não diz o ditado que temos que ter um filho, plantar uma árvore e escrever um livro para dar nossa missão na Terra como completa? Pois é. Filhos já os tenho. Dois maravilhosos por sinal (pai coruja não né?). Livros também já tenho dois e árvores, perdi a conta de quantas plantei. Já estou com crédito para a vida que vem. Mas de tudo isso ficam sempre as lições. Ficam os olhos de gratidão. Ficam os ensinamentos de bem. Hoje entendo perfeitamente o significado do ditado. Na verdade temos que deixar nossa herança para o mundo. De preferência as boas. Essa é uma maneira de perpetuar nossa memória e ensinar as gerações futuras um pouco do que aprendemos. É a chamada Lei de Herança. Pensando melhor não partiria satisfeito não. Ainda tenho muitas árvores a plantar, livros a escrever e filhos a criar. Melhor assim.

           



(agradecimentos especiais a Professora Pollyanna e aos amigos Willian Fernando e Wesley César. Minha eterna gratidão)





Guilherme Augusto Santana

Goiânia, sexta feira 04 de maio de 2012

 Capa do livro

 Leitores concentrados

Personagens do livro (Otávio e Helena)

2 comentários:

  1. Coveiro, você não faz ideia do quanto honrado fico com suas palavras, amizade e consideração. Você é um amigo especial e uma pessoa extraordinária. Tô rasgando seda não, é verdade e de coração! (rs)
    Agradeço por sua amizade sincera, por sua consideração e por ajudar e pensar nas outras pessoas. Algo difícil de se ver hoje em dia. Espero, que seu livro dê frutos e ajude a criançada e adultos também, porque não.
    Parabéns especial a você, sua esposa e ao grande Willian - ilustrador talentosíssimo que vem surpreendendo com suas publicações. Obrigado e parabéns santanagui.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Guilherme pela oportunidade de realizar este trabalho. Sucesso sempre.

    ResponderExcluir