quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Rosemary, Aquiles, Salomé e calcanhares

Cuidado com as mulheres Presidente...
 
 
 
Rosemary, Aquiles, Salomé e calcanhares

 

           

“- Dispara agora, filho de Príamo!. Ordenou Apolo, que arremessando-se junto com o dardo, foi conduzindo-o até o seu alvo, que era o calcanhar direito de Aquiles.

O guerreiro, alvejado pela seta mortal, sentiu o pé fraquejar, embora dor alguma lhe lancinasse as carnes.

- Fui alvejado… Gritou Aquiles, compreendendo, num instante, que seu fim se aproximava.

Arrancando o dardo do calcanhar, que sangrava copiosamente, mesmo assim o filho de Peleu ainda encontrou forças para continuar batalhando...

... - E tão certo quanto agora cumpro meu negro fado, chegará muito em breve a vez de vocês também cumprirem o seu! Não terão como escapar, e então sentirei espumar em minha boca, mesmo nas moradas sombrias, o sumo feliz da vingança!

Aquiles cerrou seus lábios e sua armadura finalmente retiniu sobre o chão, com imenso estrondo, cobrindo-se de seu próprio sangue ajuntado ao pó.”

(A morte de Aquiles – Lilia Cristina de Souza Machado)

 

“E, chegando um dia favorável em que Herodes no seu aniversário natalício dera um banquete aos seus dignatários, aos oficiais militares e aos principais da Galiléia, entrou a filha de Herodias (Salomé) e, dançando, agradou Herodes e aos seus convivas.

Então, disse o rei à jovem: Pede-me o que quiseres, e eu te darei.

E jurou-lhe: Se me pedires mesmo que seja a metade do meu reino, eu te darei.

Saindo ela, perguntou a sua mãe: Que pedirei? Esta respondeu: A cabeça de João Batista.

No mesmo instante, voltando apressadamente para junto do rei, disse: Quero que sem demora, me dês num prato a cabeça de João Batista.

(Bíblia – Marcos 6:21-25)

 
Uma coisa não podemos negar quando se trata do Partido dos Trabalhadores e o ex Presidente Lula. A lealdade canina dos seus integrantes para com seu presidente de honra. Uma a uma foram caindo as peças e em nenhum momento se viu um tiro de fogo amigo contra o ex Presidente. Quer ele estivesse ou não na cadeira de autoridade máxima do país. Muito se especula sobre o projeto de dominação do PT para com o Brasil e sua relação estreita com o que resta de socialismo revolucionário, “Chavismo”, “Castrismo”, entre outras teorias conspiratórias. O leitor sabe o que penso sobre essas fantasiosas teorias e não preciso dizer que acho-as no máximo engraçadas. Mas volto ao ponto em que comecei a crônica. Fidelidade é o ponto chave da questão do “petismo” e “lulismo”. Sucumbiram, em tabuleiro de xadrez, as torres, os bispos, os cavalos e um sem número de peões. Para cada cabeça cortada surgiu uma nova peça. Parecido com o rabo de lagartixa que cresce novamente após decepado ou abandonado em fuga. Sucumbiu seu principal articulador que agora fatalmente irá cumprir um tempinho de prisão e não se escuta nem uma palavra que envolva o nome do rei. Dirceu era o braço direito de Lula. Sucumbiu o herdeiro político e ideológico em questões até hoje obscuras e o rei continua incólume. Palocci era o braço esquerdo de Lula. Nisso tudo um peão se transforma em rainha. Todos protegendo o rei. Será assim por muito tempo? Seria a fidelidade petista impenetrável? Eis que surge o nome de Rosemary Noronha. Secretária da Presidência da República. Aquela que detém todos os segredos do reino. Alguém se lembra que o processo de derrubada do Presidente Collor iniciou-se com a cunhada Tereza Collor? Ah as mulheres... como Salomé...enfurecidas e vingativas. Dizem as más línguas que elas não podem ser contrariadas e muito menos abandonadas. A História nos conta isso. Seria Rosemary o calcanhar de Aquiles do intransponível rei? Seria ela a pedir a cabeça real em uma bandeja de prata? Ah as histórias, Histórias e estórias... veremos como acaba essa.

       

 

 

Guilherme Augusto Santana

Goiânia, quarta feira 05 de dezembro de 2012

Um comentário: