sexta-feira, 31 de março de 2017

Saudades minhas


Saudades minhas

 

Se quiser ter um encontro com a melancolia, que leia essas palavras. Senão, que passe a outro post ou artigo que seja, porque hoje estou saudoso.

Mas não vou falar exclusivamente de saudade. Não. Vou falar de família. Daquelas que vivia grudada. Igual carne e unha. Fazia viagem para praia. Qualquer que fosse. Tendo lugar para ficar ou não. Indo para longe impreterivelmente pegava também uma temporada de hospital. Tudo junto e misturado. De uma forma que não se sabia onde começava os filhos de um e onde terminava os dos outros. Todos éramos filhos e pais de todos. Feito carne e unha eu já disse. Repito para que me ouçam com os três ouvidos. Conta o do coração também. Falei de família e me voltou o assunto da saudade. Porque estão umbilicalmente ligados. E como há muito desmamado, hoje sente falta do amparo. Saudades daquela família.

Mas não vou falar só de saudade. Não. Vou falar de amizade. Daquelas resistente igual aroeira. Cerne duro. Ia para a fazenda. Se espremia tudo em pequenos quartos. Importante era estar junto. Assuntos mil na cozinha cheirando coisa boa. Pamonha, chuva mansa, cheiro de terra molhada. Verde que te quero verde. Amizade é que nem lavoura. De qualquer tipo que seja. Precisa semente. Precisa terra. Precisa adubo. Precisa água. Precisa afeto. Tudo cultura. Mas amizade é planta rara. Difícil de dar fruto. Mas quando tratada com carinho cresce que é uma beleza. Independente da fraqueza da terra ou da escassez da chuva. Mas tem as pragas. Traiçoeiras. Roubam a força da planta. Falei de amizade e me veio de novo a tal saudade. Porque amigo sente dessas coisas. E quando apartado está não para de pensar se junto irmanado estivesse. Saudades daquela amizade.

Mas não vou falar somente de saudade. Não. Vou falar de alegria. Daquelas sorridentes como a luz do dia. Igual arco íris depois da chuva. Falou de alegria lembrei de festa. Quer coisa melhor? Com comida, sem comida, com música, sem música, com motivo e sem motivo. Mas nunca sozinhos. Sempre aquela família amiga. Recorda? A felicidade era marcada parecido cicatriz. Mas de corte bom. Cicatriz na alma. Mas alegria requer sorriso. Precisa compreensão. Necessita paciência. Repele a tristeza. Porque essa, não se engane, está à espreita. Pronta para dar o bote. E quando monta de galope, não tem quem segure. Falei de alegria e eis que surge teimosa a saudade. De um tempo que risos transbordavam. Saudades daquela alegria.

Mas não vou falar exclusivamente de saudade. Não. Corre risco de ficar monótono. Coisa que é visceralmente melancólica. Mudemos de assunto. Vou falar de tempo. Aquele emprestado por Caetano: Tempo, tempo, tempo, tempo. Compositor de destinos. Tambor de todos os ritmos. Aquele que passa sem avisar. Aquele que me lembra da fugacidade da vida. Aquele que me recorda do Criador. A Lei do Tempo. Universal e inflexível. Será que ainda temos todo tempo do mundo? Ou será que sinto saudade do tempo que já se passou no meu mundo? Ou será que percebo que o tempo que resta em meu mundo, não terá mais o meu mundo? Aquela família. Aquela amizade. Aquela alegria. Eu já ia falando do tempo mas a saudade bateu a porta. Ela quer entrar. Eu deixo. Quem sabe ela me traga tempo. O tempo que não volta mais.

 

Guilherme Augusto Saudoso Santana

Sexta chuvosa do último dia de março do ano de 2017     

Nenhum comentário:

Postar um comentário